Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Widget HTML #1

(Download) "O ano de 1961: Excerto do livro Desobedecer" by Frédéric Gros # Book PDF Kindle ePub Free

O ano de 1961: Excerto do livro Desobedecer

📘 Read Now     📥 Download


eBook details

  • Title: O ano de 1961: Excerto do livro Desobedecer
  • Author : Frédéric Gros
  • Release Date : January 08, 2018
  • Genre: Philosophy,Books,Nonfiction,Politics & Current Events,
  • Pages : * pages
  • Size : 2667 KB

Description

Capítulo 7 do livro Desobedecer. Sinopse do livro completo:
Negar-se a obedecer às ordens de um superior incompetente ou a leis injustas, resistir ao professor, ao padre, ao policial quando abusam de seu poder. O que torna a desobediência tão difícil? Frédéric Gros faz neste ensaio uma reflexão sobre um tipo de desobediência que exige esforço, que provoca o questionamento das hierarquias, mas também dos hábitos, do conforto, da resignação, para defender o que ele chama de democracia crítica.
Retomando uma trajetória que parte do pensamento antigo e do clássico Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, passando por Thoreau e sua Desobediência civil e o caso Eichmann comentado por Hannah Arendt, entre outros, o autor nos faz descobrir que a verdadeira reflexão sobre a desobediência política depende da resposta à pergunta primordial: Por que obedecemos? A obediência busca estabelecer, sem limites, o domínio político, mas cria principalmente a cegueira e a aceitação do mundo, o medo da desordem sem julgamento. A desobediência só pode ser construída com a resistência ética e a democracia crítica.

"Há muitas formas de desobedecer – e também de obedecer, cada uma com seu próprio teor ético e politico. O filósofo francês Frédéric Gros destrincha essas formas a partir de uma 'estilística da obediência', buscando a raiz da 'ética política' que dá sentido e razão aos atos de desobediência […]. Esse é o mote de Desobedecer."

- Diego Viana, Quatro cinco um


Books Free Download "O ano de 1961: Excerto do livro Desobedecer" PDF ePub Kindle